domingo, 27 de maio de 2012

Noite de premiação em Cannes.

Cannes, Palais du Festival. Em uma cerimônia que durou um pouco mais de uma hora, foram entregues os principais prêmios da 65ª edição do festival. A chuva não tirou o brilho dos artistas que caminharam pelo tapete vermelho, nem diminuiu o ânimo e a determinação dos fãs que esperavam para vê-los.

A cerimônia foi conduzida por Bérénice Bejo, atriz que esteve em Cannes ano passado apresentando o filme O Artista. Simples e direta, sem as firulas que estamos acostumados a ver na entrega dos Oscars, por exemplo, a noite em Cannes foi de pura celebração do cinema, e da beleza que este traz ao mundo. 

Entre os chamados ao palco para entregar os premios, esteve o brasileiro Cacá Diegues, encarregado de conceder o Cámera D'Or. Em seu pequeno discurso antes de entregar o prêmio de melhor atuação feminina, o ator Alec Baldwin fez piada sobre a sua "noite difícil", tendo que ir a Cannes, vestir um smoking, caminhar pelo tapete vermelho. Audrey Tautou, ao lado de Adrian Brody, lembrou o quanto o festival representa na sua vida e carreira. A essa dupla coube entregar a honraria máxima da noite, a Palma de Ouro.

E o vencedor foi Amour, de Michael Haneke. O filme conta a hostória de um casal de professores de música aposentados, já com seus oitenta e tantos anos, George (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), que começa a enfrentar os desafios da velhice quando Anne sofre um derrame. Com esta, Haneke soma duas Palmas de Ouro, tendo conquistado a primeira em 2009, por A Fita Branca.


Os premiados da noite.

Palma de Ouro: Amour, Michael Haneke.

Grande Prêmio do Júri: Matteo Garrone, Reality

Atuação Feminina: Cosmina Stratan e Cristina Flutur, Beyond the Hills

Atuação Masculina: Mads Mikkelsen, The Hunt

Melhor Diretor: Carlos Reygadas, Post Tenebras Lux

Melhor Roteiro: Cristian Mungiu, Beyond the Hills

Prêmio do Júri: The Angel's Share, Ken Loach

Camera d'Or: Beasts of the Southern Wild, Benh Zeitlin

Melhor Curta-Metragem: Silence, Seissiz Be-Deng

Nenhum comentário:

Postar um comentário