segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Criminal Minds - 6ª Temporada

Não é preciso me conhecer muito bem pra saber que eu adoro a série Criminal Minds. Eu falo muito a respeito, principalmente no twitter. Pra quem não conhece, trata-se de uma série policial que enfoca os casos investigados pela Unidade de Análise Comportamental do FBI, um grupo de elite que resolve crimes investigando o comportamento do criminoso, prevendo como serão seus próximos passos. Eu não faço idéia se essa unidade existe realmente, mas a forma como as histórias são contadas nos episódios é com certeza muito envolvente.

O fato de ser uma série voltada para o comportamento humano, faz com que os enredos dos episódios contenham criminosos motivados por questões psicológicas, e o que eles fazem com suas vítimas nem sempre é agradável de assistir. Considerando, porém, que eu sou uma pessoa que não assiste a filmes de terror – sim, morro de medo e tenho pesadelos-, mas acho tranqüilas as cenas de Criminal Minds, eu duvido seriamente que alguém com mais de 14 anos tenha algum problema ao assistir a série. O que sem dúvida é perturbador, contudo, é pensar no que o ser humano é capaz de fazer um com o outro. Mesmo que nenhum episódio, entre os que assisti, tenha anunciado claramente ter sido inspirado em fatos reais, em vários momentos as personagens citam casos verídicos de criminosos nada bonzinhos para ilustrar alguma situação. Ou seja, a ficção não é tão distante da realidade. Criminal Minds, porém, não é uma série depressiva. A mensagem de esperança no ser humano está sempre presente. E é como dizem, quanto mais negra for a personalidade do bandido, mas iluminada será a do herói.

Em termos de linguagem audiovisual, não apresenta nada fora do comum. O ritmo vai acelerando suavemente até o clímax, de forma a envolver o espectador. Muitas vezes, os planos e os cortes podem levar-nos a suspeitar de alguém, desviando a atenção até que a verdade nos surpreenda. Nas cenas de perseguição, a câmera na mão não treme tanto, o que eu acho ótimo, porque odeio aquelas cenas em que todo mundo corre e você não enxerga nada além de borrões, ficando tonto no processo.

Bom, escrevi tudo isso pra chegar a parte realmente importante: a sexta temporada da série estréia dia 22 de Setembro, nos EUA. Não encontrei informações sobre quando chegará ao Brasil, mas a estréia nacional costuma acontecer entre duas e três semanas depois da estréia americana.



Enquanto isso, o AXN reprisa as temporadas antigas de segunda a sexta às 17h (atualmente a segunda temporada), e domingo às 8h e às 22h (no momento, a quinta temporada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário